Pequeninas e muito charmosas, as violetas são ótimas opção para decorar qualquer canto da casa. Essas florzinhas são fáceis de cuidar e podem ser dispostas em vasos ou em pequenos jardins. Além disso, adaptam-se muito bem ao interior de ambientes, diferente de outras espécies.

Apesar dessas características, decorar com violetas exige alguns cuidados para que elas floresçam o ano todo e mantenham-se sempre lindas e repletas de saúde, alegrando a sua vida e dando boas-vindas aos convidados de seu lar.

Decorar com violetas sempre acaba levando a um erro muito comum: expor a plantinha a regas excessivas. Como estarão dispostas no interior de sua casa ou apartamento, sem incidência direta de sol, a água pode se acumular e apodrecer a raiz.

O ideal é sempre acompanhar como estão as violetas para prestar os cuidados necessários. No geral, a frequência das regas dependerá da temperatura daquele período. Em dias mais quentes, o indicado é duas vezes por semana e durante o frio, apenas uma. Ferva sempre a água e quando ela esfriar, despeje apenas no solo, nunca nas folhas das plantinhas. Isso ajudará eliminar o cloro, substância que fazem mal às violetas.

Por serem flores muito comuns, muitas pessoas nem cogitam decorar com violetas. Isso também acontece porque geralmente essas flores são encontradas plantadas em vasos nada bonitos. No entanto, quando recebem a devida atenção e são dispostas em substratos originais, elas tornam-se lindas opções para deixar qualquer ambiente charmoso e com muito bom gosto.

Dessa forma, aposte sempre em vasos que tenham a ver com o restante da decoração ou que sejam originais e sofisticados. Isso criará um cenário mais harmonioso. Os recipientes de barro são os mais indicados nesse caso, pois drenam melhor a água. Independentemente de qual for o vaso escolhido, você deve substitui-lo por um maior a cada um ano.